Está escrito: “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:2

Assim como no verso 1, o clima que o Apóstolo impõe a seus leitores é de persistência. Esta persistência tem 2 aspectos (1) confiança; ou seja, confiar que a obra de Cristo na cruz é suficiente para nos perdoar os pecados e viver uma vida à qual a renovação do interior é seu aspecto mais importante. (Rm 12:1). (2) A renovação progressiva da nossa mente, ou seja, do interior – Esta é uma obra do Espírito Santo em nós.

Ao passo que, a obra de Cristo, é suficiente para perdão dos pecados e que, o Espírito Santo, é quem realiza a obra progressiva de santificação em nós, sobra-nos a responsabilidade de não nos conformar com “este mundo“, ou seja, responder positivamente à obra de regeneração do Espírito Santo em nosso interior.

Isto leva-nos a pergunta, como ser responsável? Perseverança na santidade e confiança na obra de Cristo, isto é, rejeitar o modo de vida passado com os olhos fixos Naquele que começou a boa obra e que há Ele mesmo de terminar.

Persistir e confiar são indícios de que estamos realizando o culto racional, mencionado vers. 1 e, nesse culto racional, obedecido anteriormente por fé, é que sabemos que estamos Nele, e conhecemos Sua boa, agradável e perfeita vontade.

E qual é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus? E como alcançá-la?

O Apóstolo Paulo responde, não tenha a si mesmo em alta conta, pense com moderação a respeito de si mesmo. Respeitando os outros conforme Deus os colocou ao seu lado. Todos tem sua própria função no corpo, porém, não há distinção de ninguém nem há superiores. Em suma, isto quer dizer, cultivar bons relacionamentos entre irmãos em Cristo.

O Espírito Santo está edificando a Igreja em santidade para o retorno de Cristo. Negligenciar isto, negligenciar a santidade dos bons relacionamentos, é negligenciar a fé e a esperança no Senhor que sustenta a Igreja.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *