Cristianismo & Filosofia
Materialismo, a resposta Cristã
/

Apesar de existir desde a antiguidade o materialismo toma formas mais fortes no séculos 20 com o desenvolvimento do marxismo. Porém, há outras correntes filosóficas que também são materialistas, como o liberalismo econômico. Mas, a perspectiva bíblica é avessa a estas ideias, como veremos.

“Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:18.

Vivemos em um mundo cada vez mais regido por tudo que é material, tudo que é sólido, onde o consumo reduz a vida à “posse”. Mas, confiar em coisas materiais, sempre foi algo razoavelmente comum, veja: “uns confiam em carros e outros em cavalos” (Salmo 20:7). Talvez tenhamos a sensação de que isto aumentou, talvez seja verdade que o desejo de “tocar a vida” seja agora maior, mas, em certa medida, este sentimento sempre esteve na alma do Homem. Agora, século 21, II Coríntios, parece ainda mais revolucionário! O Apóstolo nos convida a olhar não para as coisas físicas, não para um mundo que podemos tocar, um lugar físico onde nos esconder das aflições da vida. Não! O cristão não toca nada, não têm ídolos de pedra ou madeira. Não vê seu Senhor fisicamente. Mas, confia! Confia no invisível, no mundo vidouro que não pode ser tocado, já preparado por Cristo Jesus. Confia em seu Senhor que é invisível mas real! Por quê? Porque tudo que é visível é passageiro, é sombra das coisas invisíveis. Por mais que confiar em coisas materiais possa dar-nos segurança e sensação de liberdade, isto não é o que Paulo nos propõe. A proposta cristã é a liberdade e paz que Cristo nos dá e essa paz não é paz que o mundo nos oferece. É a paz eterna ao lado de Cristo Jesus, o Senhor! Pois, no final, tudo que é sólido desmancha no ar.

NO YouTube

A resposta cristão para o pensamento materialista

Support this podcast: https://anchor.fm/cristianismoefilosofia/support

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *